Livre demanda: amamentação sem horário, intervalo e duração

O Ministério da Saúde recomenda que os bebês sejam amamentados sem restrições de horários e de duração das mamadas, ou seja, que se respeite a livre demanda do bebê. 

Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com maior frequência e sem horários regulares.

O bebê não fica chupetando o peito, na verdade o bebê que usa chupeta está peitando a chupeta pois precisaria ser amamentado. O termo correto é sucção não nutritiva, importante para a produção e manutenção no leite materno.

O primeiro bebê foi amamentado, não existia chupeta, chupeta veio muito tempo depois. A indústria vem trabalhando anos com marketing para desencorajar milhares de mães, dizendo que o leite é fraco, que o bebê está passando fome.

Amamentar de madrugada é fisiológico e não patológico, logo, a necessidade do seu bebê precisa ser atendida.

Fralda trocada, amamentado a menos de 2 horas, deixa chorar para aprender? Lógico que não!!!!! Peito não é só por fome. O bebê chora mesmo, não precisa dar bico, amamente.

Ahh mas não consigo amamentar, além da pega correta, o bebê precisa estar na posição correta, a mãe precisa estar na posição adequada (principalmente no começo), e amamentar em livre demanda sem uso de conchas, absorventes para os seios que abafam, bicos ou complementos de fórmulas.

As vantagens do aleitamento materno são muitas:

  • Promove uma interação profunda entre mãe e filho;
  • Ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança;
  • Faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural;
  • Diminui o risco de hemorragia pós parto e, consequentemente, de anemia na mãe;
  • Diminui o risco de câncer de mama e de ovário.

O aleitamento exclusivo não beneficia apenas o pequeno, mas também a mamãe. Favorece por exemplo, a proteção contra o câncer de mama e a diabete melittus tipo 2.

Na maternidade ouvimos muitas recomendações controvérsias, se prepare antes e procure ajuda por um profissional de confiança se necessário.

Me conte como foi sua experiência de amamentar 🤱🏻

4 comentários em “Livre demanda: amamentação sem horário, intervalo e duração

  1. Nossa, esse conteúdo é muito importante porque vemos em muitos lugares que devemos deixar a criança chorar para aprender, que não é pra dar peito toda hora, para não criar uma criança mimada…Você age como calmante para esse cultura que acha que criança é malvada.

    Curtir

Deixe um comentário