Como iniciar a Introdução Alimentar

Você quer iniciar a introdução alimentar do seu bebê de maneira correta? Então confira alguns erros que NÃO DEVEM acontecer:

1) Oferecer alimentos batidos no liquidificador/processador ou sopas: pois desta forma perde-se muitos nutrientes e fibras.


2) Começar a Introdução Alimentar antes dos 6 meses – A introdução alimentar deve acontecer apenas após os 6 meses. Seja o bebê amamentado no peito ou por fórmula.


3) Dar suco – ao preparar o suco, perde-se muitas fibras, então o suco naturalmente presente na fruta chega na circulação sanguínea muito mais rápido que se comêssemos a fruta inteira, levando a um pico de glicemia. O bebê pode se acostumar com o suco e rejeitar a água.


Sucos são indicados em pequenas quantidades somente após 1 ano de idade. Não devem substituir a ingestão de água ou da fruta in natura.


4) Insistir para que o bebê raspe o prato e coma ”até a mamãe ficar feliz’’ – é importante respeitar a fome e saciedade do bebê, se ele não quiser mais comer, não insista. Ofereça uma outra hora.


5) Esquecer de oferecer água.


6) Oferecer comida com distrações (celular, televisão, brincadeiras)

7) Oferecer açúcar antes do 2 anos.


8) Dar mais líquidos (suco, água) do que comida, na hora da refeição.


9) Oferecer sempre os mesmos alimentos e consistência – cada alimento possui o seu nutriente e consumir alimentos diferentes é essencial para consumir todos os nutrientes necessários.


É preciso variar a forma de preparo também, para o bebê aprender texturas diferentes vindo do mesmo alimento. Mesmo que ele estranhou o alimento pela primeira vez, é preciso apresentar de 8 a 10 vezes o mesmo alimento em diferentes formas de preparos.


10) Querer que o bebê coma muito já no início da introdução alimentar – até os primeiros 12 meses do bebê, o leite ainda será a principal fonte de energia, essa fase é para o bebê realmente conhecer os alimentos, ou seja, tempo de aprender que a comida alimenta.


11) Substituir refeições por mamadeira.


12) Dar iogurte, danoninho, gelatina por serem mais ‘’práticos’’. Essa é a fase do bebê conhecer os alimentos, as texturas, os sabores, por isso, é essencial que sejam alimentos in natura, comida de verdade e não processada.

Confie no seu filho

  • O bebê nasce com auto regulação energética, sabia quanto queria mamar, ou seja, sabia quando sentia fome e quando sentia-se satisfeito, então seu bebê não desaprendeu esse mecanismo fisiológico.
  • Lembre-se: seu filho poderia sobreviver até 1 ano de idade apenas com o leite, repita esse mantra quantas vezes for necessário.

Um comentário em “Como iniciar a Introdução Alimentar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s