Como melhorar a fertilidade e engravidar

Mais de 93% da população não tem ideia de que o alimento é o MAIOR combustível do nosso corpo, além da água.

São pessoas que comem apenas o que gosta, o que os pais comem e o que ensinaram, simplesmente se alimentam de algo que é comida e que dá prazer!

A minoria entende que a alimentação é o nosso remédio, combustível para as nossas células, órgãos, hormônios…

Se a gente não se alimenta com O QUE é bom (alimentação correta), não teremos tanta saúde assim, não teremos tanta qualidade de vida e consequentemente a nossa fertilidade vai embora antes do tempo (tanto da mulher quanto do homem)

Alimentação faz toda a diferença na fertilidade, principalmente se você já está tentando engravidar faz um tempo e encontrou alguns obstáculos, como SOP, endometriose, baixa reserva ovariana, menopausa precoce, excesso de peso, infecção, problema na tireoide….

Se você não mudar sua alimentação e achar que só remédio, chá ou vitamina fará você engravidar, você estará enganada.

Se alimentar adequadamente te trará mais disposição, te fará bem e a qualidade do seu embrião será infinitamente melhor.

Má alimentação

Fatores alimentares impactam diretamente na FERTILIDADE. Isso porque a alimentação é responsável em levar os nutrientes necessários para os órgãos como útero, ovários, endométrio, espermatozoides, etc.

Os óvulos, útero e até mesmo o endométrio precisam receber nutrientes suficientes para que a fecundação ocorra e também para manter uma gestação saudável.

Os nutrientes melhoram o funcionamento dos hormônios, como por exemplo, a progesterona e o estrogênio que participam na formação do endométrio, e para isso, os órgãos e hormônios precisam funcionar adequadamente (não adianta tomar suplementos isoladamente).

Ficar horas sem se alimentar ou pular refeições

Seus óvulos e espermatozoides precisam receber nutrientes e para isso, você precisa se alimentar em intervalos regulares, mas também é necessário fazer boas escolhas, não adianta nada comer a cada 3-4 horas se for se alimentar de bolachinhas e bolo…

Trocas inteligentes:

Evite Jantar alimentos pesados e estimulantes

O jantar deve ser leve, porém saudável e nutritivo. Evite frituras, lanches (fast-food) e bebidas estimulantes como refrigerante, café e bebidas alcoólicas, pois irão atrapalhar na qualidade do seu sono e funcionamento hormonal.

Não ignore o café da manhã o jantar!

O café da manhã te dará energia e disposição para o dia, também irá diminuir a vontade de comer besteiras.

O jantar irá contribuir no seu sono reparador e também para o café da manhã seguinte, se comer comida pesada, não sentirá fome pela manhã e isso pode ser ruim!

Cuide com a ingestão proteica

Você não pode viver de produtos de panificação, bolachinha, pão, pastel, frutas e castanhas. Seguir o plano alimentar é muito importante para atingir suas necessidades nutricionais e sua necessidade de proteína.

Opções de proteína:

1- Ovo;

2- Receita saudável como panqueca crepioca com alguma proteína de recheio;

3- Leguminosas (lentilha, grão de bico, feijão, ervilha);

4- Carnes magras, prefira carnes brancas como peixe, frango e porco. Limite o consumo de carnes vermelhas a 3x por semana no máximo.

Sedentarismo

Atualmente, a maioria dos casos de infertilidade masculina e feminina são decorrentes ao estilo de vida, como é o caso de pessoas sedentárias, na qual os espermatozoides ficam mais lentos e de pior qualidade.

A falta de exercício físico provoca uma violação da microcirculação sanguínea e linfática na região pélvica. Dessa forma, a próstata não recebe a quantidade suficiente de oxigênio e começa a “funcionar” mal.

A prática de atividade física e estilo de vida saudável como boa alimentação e manejo do estresse aumentam DRÁSTICAMENTE a qualidade do esperma.

Sono

O sono é fundamental na produção de melatonina e GH. Além disso, o sono regula diversos processos metabólicos essenciais para a sua fertilidade.

A privação de sono gera alterações fisiológicas que facilitam o consumo calórico aumentado. Um estudo mostrou pessoas que dormiam 5 horas em média por dia, consumiam quase 400 calorias a mais, comparando com pessoas com o sono adequado.

O sono é um fator importante para sua fertilidade, pessoas com privação de sono (dormem menos de 7 horas e/ou acordam durante à madrugada, acordam indispostas) sente mais fome durante o dia e menos saciedade, são mais suscetíveis pela busca de alimentos mais prazerosos (geralmente mais calóricos).

Evidências mostram uma relação direta de uma alimentação deficiente em triptofano com um sono prejudicado, pois a produção de melatonina acaba sendo prejudicada. Alimentos fontes de triptofano para melhorar a produção de melatonina: ovos, castanhas, sementes, banana, etc.

Como dormir melhor

1- Tome um banho relaxante;

2- Leia um livro ou escute algo relaxante (música, meditação guiada…);

3- Diminua os estímulos (luzes, TV, celular, etc) à partir das 21:00;

4- Se aquiete, tome um chá, acenda um incenso 🙂

Guia para fertilidade

Mudar seus hábitos, comer vegetais no almoço e jantar, pelo menos 3 frutas ao dia, dormir antes de 23:00, não ficar mais de 4 horas sem comer, beber de 2-3 litros de água ao dia.

Torne isso um hábito e sua bebê vai chegar quando menos esperar.

Mais informações sobre o meu trabalho

A alimentação impacta diretamente na sua fertilidade, pois é através dos nutrientes que nutrimos nossos órgãos, principalmente os órgãos reprodutivos.

Alimentação e bons hábitos como sono, manejo do estresse e atividade física irão contribuir para regular e fazer seus hormônios funcionarem adequadamente.

Quando sua alimentação é ruim, seus óvulos e espermatozoides ficam sem os nutrientes necessários para reproduzir, deixando-os sem qualidade e fracos, comprometendo sua fertilidade.

Será um prazer te ajudar nessa jornada para melhorar a sua fertilidade e ter seu bebê saudável em seus braços.

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