Seletividade Alimentar x Preferência Alimentar – saiba diferenciar

Se a Introdução Alimentar (deve ser iniciada após os 6 meses + sinais de prontidão aos 2 anos) foi/está sendo de forma correta, ou seja, seu filho tem liberdade em conhecer, pegar, esmagar, brincar (sim, comer é brincadeira sim! Explicarei num próximo post) sem oferecer alimentos inadequados com açúcar ex: bolachas, achocolatados, salgadinhos etc… seu filho provavelmente terá uma Preferência Alimentar naturalmente e está tudo bem, fiquem tranquilos.

A Preferência Alimentar geralmente acontece por alimentos fonte de proteína (carne, feijão e outras leguminosas); isso acontece devido à maior demanda de proteína ao organismo, o corpo é sábio 💜.

A Preferência Alimentar geralmente passa até os 2 anos, ufaaa!

Quando tiver acontecendo, continue oferecendo outros alimentos e tente contornar a situação, caso a carne seja a Preferência, comece as refeições pela salada.

Percebo um grande erro quando os pais passam a oferecer apenas os alimentos que o filho aceita, fazendo a criança entender que aquilo que ela não quer realmente é desnecessário.

A Seletividade Alimentar de verdade geralmente acontece quando a introdução alimentar não foi conduzida da maneira correta, o bebê recebeu alimentos com açúcar e sal/sódio (bolacha água e sal, da vaquinha, composto lácteo etc) na idade inadequada 😭

Porém, pode acontecer também quando se inicia a IA (introdução alimentar) antes da hora, ou com alimentos liquidificados por exemplo… Essa rejeição geralmente acontece após 1 ano e meio a 2 anos em diante por uma grande quantidade de alimentos essenciais 😭😭 (não come carne, não come verduras, não come frutas ou não come nada).

O bebê passa por inúmeros saltos de desenvolvimento na introdução alimentar e isso pode afetar no paladar do seu filho, então devemos ser firmes e não oferecer alimentos inadequados apenas porque queremos que ele coma.

Quando o seu bebê estiver com fome ele irá comer, dependendo da fase ele vai solicitar mais colo, mais tetê ou fórmula e tá tudo bem, é uma fase e tudo vai passar.

A Introdução Alimentar é o início que perpetuará por toda à vida daquele ser, tenha uma nutri para chamar de sua, vamos formar adultos mais saudáveis com menos problemas alimentares?

Deixe um comentário