Como aumentar a imunidade e melhorar sua saúde?

Este ano de 2020 tem sido marcado pela pandemia do COVID-19, quando eventos como este ocorre percebemos como o ser humano é frágil, infelizmente, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido são as mais afetadas, principalmente quem já possui doenças crônicas como diabetes, hipertensão etc…

Idosos em geral são considerados grupo de risco devido ao desgaste natural do corpo, sarcopenia etc… Porém, a idade por si só não é um fator determinante uma vez que o indivíduo possui uma vida ativa, regrada por uma alimentação saudável e consequentemente uma boa imunidade.

Três fatores são fundamentais para melhorar sua saúde e imunidade:

  1. Alimentação
  2. Exercícios
  3. Descanso

ALIMENTAÇÃO


A prevenção através de uma alimentação com nutrientes essenciais, nos previne de inúmeras doenças, inclusive, já é comprovado cientificamente que podemos modular nossos genes, ou seja, a nossa genética através de alimentos que vão modular genes bons ou ruins.

Saiba que alimentação não evita o contágio de um vírus por exemplo, porém um sistema imunológico reforçado pode ajudar a combater a doença. 

O que você deve priorizar na sua alimentação:

  • Carnes  (de todos os tipos) São ótimas fontes de zinco. O zinco é importante tanto para a síntese de células imunológicas como em sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos;

  • Ovos Possui todos os aminoácidos essenciais, eles são necessários para a construção de tecidos, músculos, alguns hormônios e enzimas. O OVO é o segundo melhor alimento do mundo (Completo), só perde para o leite materno.

  • Vegetais verdes escuros e alaranjados – São ricos em minerais, como ácido fólico (vitamina B9) e carotenoides (vitamina A). Exemplos: Brócolis, Espinafre, Rúcula, Alface, Couve, Cenoura, Laranja, Tomate etc…

  • Frutas de todo tipo Frutas em geral possuem vitamina C, que age como antioxidante, protegendo as células do organismo contra o estresse oxidativo, causado por infecções virais, bacterianas etc… Se puder, dê preferência para frutas de cor roxa e vermelha, pois são ricas em vitaminas do complexo B e contêm propriedades anti inflamatórias que ajudam na imunidade.

  • Vitamina D e Sol – Precisamos comer alimentos com esse nutriente (Ovos, leites e derivados) e além é claro, precisamos pegar sol para sintetizar a vitamina D em nosso organismo. O aconselhado é de 15 a 20 minutos por dia.

  • Se hidrate (Beba água) – Nada em nosso corpo acontece sem a presença de água, então por que devemos nos manter hidratados? Porque toda reação química do nosso organismo, precisa de água para acontecer. O recomendado é 35ml por quilogramas de peso corporal.

O que você deve evitar na sua alimentação:

  • Evite alimentos ultraprocessados (Bolachas, embutidos, macarrão instantâneo, salgadinhos)  – Sabe aquele alimento que dura 1 ano na prateleira da sua cozinha? Então, esse tipo de alimento é pró-inflamatório, e infelizmente enfraquece sua imunidade. Assim como açúcar que também é um alimento pró-inflamatório e em excesso pode causar muitas doenças.

EXERCÍCIOS


Para o corpo funcionar perfeitamente, é preciso mexer o esqueleto 🙂

O homem foi muito bem sucedido em termos de adaptação da espécie, mas esqueceu que deve sempre viver em movimento. Isto certamente encurta o caminho para doenças, e normalmente na velhice pagamos o preço.

A idade não impede o desenvolvimento dos músculos, sendo necessário fortalecer o coração em qualquer momento. O exercício físico rejuvenesce o corpo e ajuda na hora do descanso, aumenta o apetite, o sangue circula melhor fazendo com que a pressão arterial diminua. Qualquer hora é uma boa hora para prática de atividade física, isto ajuda a melhorar todos os parâmetros da saúde.

Quando for fazer alguma atividade como uma caminhada na pracinha, mentalize o exercício que vai fazer e os músculos que irá recrutar para essa atividade, é importante mentalizar o exercício que desenvolverá com o seu coração.

Faça alongamentos, e depois inicie a atividade física devagar por pelo menos 5 minutos. Depois que finalizar, caminhe alguns minutos para que o sangue que está abundantemente circulando na corrente sanguínea, volte para os órgãos de depósito.


Ande, corra, pule, salte, agache, só não fique parado se não enferruja 🙂

DESCANSO


O sono é responsável pela manutenção e elevação de seu nível de saúde. O sono é fundamental para organizar as funções do organismo, como a regulação dos hormônios e revitalizar as nossas células. 

É durante esse repouso total que a máquina perfeita, ou seja, o corpo humano absorverá e assimilará todo esforço realizado durante o dia. Porém, muitos não dão a devida importância ao sono, pois na sociedade em que vivemos, o sono é visto como um estorvo, um obstáculo, e que dormir virou sinônimo de perda de tempo. 

Cada um possui uma necessidade individual de sono, mas para todos, essa quantidade fica em torno de 7 á 8 horas, e mesmo que você tenha o hábito de dormir pouco e consiga passar o dia bem, saiba que isso ocorre à custa de hormônios que estão sobrecarregando seu organismo, e mesmo que seu corpo se adapte, entenda que isso causará envelhecimento precoce e enfraquecimento do sistema imunológico.

 ‘’O organismo é como uma conta bancária numa instituição financeira na qual você pode entrar em débito algumas vezes mas não pode estar no negativo o tempo todo, porque o organismo cobra caro. Com juros altíssimos. Acho que somente o organismo cobra mais que as instituições financeiras.’’ By Nuno Cobra

Sugiro que durma sete ou oito horas, sendo necessário insistir por dois ou três meses, e se policie para estar dormindo entre às 22:00 ou 22:30 da noite, pois a hora que você vai dormir influenciará na qualidade do seu sono.

É importante que você tenha um sono sem barulho, com escuridão total, com uma cama macia, tranquilidade e paz, para que seu corpo se renove por completo para o dia seguinte. Não se preocupe com os finais de semana, coloque em prática essa nova rotina pelo menos de segunda à sexta, e depois dessa experiência, veja você mesmo se está tendo um sono reparador ou apenas um sono superficial.

O ESSENCIAL QUE FAZ TODA A DIFERENÇA

Muitas vezes é difícil sair da rotina, ninguém se sente confortável fora da sua zona de conforto, porém, na maioria da vezes, precisamos desse estímulo para conhecer novas experiências, novas soluções e maneiras de enxergar o mundo.

Perceba que não passei nenhuma receita, você não precisa de receita. 

Coma o mais natural possível!

Nenhum alimento isolado possui um poder milagroso, mas se você seguir as dicas que lhe dei certamente fará sua imunidade mais forte para combater qualquer problema que surgir em sua vida.

2 comentários em “Como aumentar a imunidade e melhorar sua saúde?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s