Seletividade Alimentar x Preferência Alimentar – saiba diferenciar

Se a Introdução Alimentar (deve ser iniciada após os 6 meses + sinais de prontidão aos 2 anos) foi/está sendo de forma correta, ou seja, seu filho tem liberdade em conhecer, pegar, esmagar, brincar (sim, comer é brincadeira sim! Explicarei num próximo post) sem oferecer alimentos inadequados com açúcar ex: bolachas, achocolatados, salgadinhos etc… seu filho provavelmente terá uma Preferência Alimentar naturalmente e está tudo bem, fiquem tranquilos.

A Preferência Alimentar geralmente acontece por alimentos fonte de proteína (carne, feijão e outras leguminosas); isso acontece devido à maior demanda de proteína ao organismo, o corpo é sábio 💜.

A Preferência Alimentar geralmente passa até os 2 anos, ufaaa!

Quando tiver acontecendo, continue oferecendo outros alimentos e tente contornar a situação, caso a carne seja a Preferência, comece as refeições pela salada.

Percebo um grande erro quando os pais passam a oferecer apenas os alimentos que o filho aceita, fazendo a criança entender que aquilo que ela não quer realmente é desnecessário.

A Seletividade Alimentar de verdade geralmente acontece quando a introdução alimentar não foi conduzida da maneira correta, o bebê recebeu alimentos com açúcar e sal/sódio (bolacha água e sal, da vaquinha, composto lácteo etc) na idade inadequada 😭

Porém, pode acontecer também quando se inicia a IA (introdução alimentar) antes da hora, ou com alimentos liquidificados por exemplo… Essa rejeição geralmente acontece após 1 ano e meio a 2 anos em diante por uma grande quantidade de alimentos essenciais 😭😭 (não come carne, não come verduras, não come frutas ou não come nada).

O bebê passa por inúmeros saltos de desenvolvimento na introdução alimentar e isso pode afetar no paladar do seu filho, então devemos ser firmes e não oferecer alimentos inadequados apenas porque queremos que ele coma.

Quando o seu bebê estiver com fome ele irá comer, dependendo da fase ele vai solicitar mais colo, mais tetê ou fórmula e tá tudo bem, é uma fase e tudo vai passar.

A Introdução Alimentar é o início que perpetuará por toda à vida daquele ser, tenha uma nutri para chamar de sua, vamos formar adultos mais saudáveis com menos problemas alimentares?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s