As crianças fazem parte de um grupo vulnerável para deficiências de micro e macronutrientes em consequência do rápido crescimento e desenvolvimento, principalmente nos primeiros mil dias (SBP 2019).
Segundo a Sociedade Brasileira de pediatra (SBP), a suplementação de ferro para crianças nascidas à termo (nasceram com peso adequado para idade idade gestacional) é de 1mg de Ferro ao dia.
A grande maioria, se não todos (até hoje não vi nenhum suplemento recomendado que tivesse 1mg por gota), com mais de 2mg por gota em sua composição, então é necessário fazer o cálculo de conversão. Não é 1 gota por kg de peso!!!!
Ferro em excesso traz inúmeros problemas!!!!
Ai a criança tem uma constipação desnecessária, sofrimento à toa por conta de uma prescrição errada de Ferro 😤😤😤😤😤 quem passa por isso sabe como é ruim ver eles sofrendo 🥺
A suplementação de Vitamina D deve ser de forma isolada, sua recomendação para lactentes de 0 a 12 meses é de 400UI e 600UI para maiores de 1 ano.
A suplementação errada de vitamina D também traz malefícios, posso abordar em outro post. (A carência está relacionada também à Diabetes tipo 1)
A vitamina A só é recomendada em regiões onde é comprovada a deficiência deste micronutriente (Nordeste e alguns locais da região Sudeste e Norte).
Então já sabem, aqui no Sul não é necessário, e hipervitaminose por vitamina A não é legal!!!!
Então se é do Sul, questione o profissional que recomenda aqueles suplementos que possuem Vitamina A e D na composição e principalmente aqueles que recomendam 1 gota de ferro por kg, combinado?
*Sempre procure um profissional capacitado para recomendação corretamente individualizada.
A saúde do seu filho importa!!!