Leite faz mal?

Primeiro de tudo, não existe diferença entre o leite utilizado para fabricação do leite de caixinha para o leite de saquinho. Quero dizer que pode ser utilizado o mesmo lote para a fabricação dos dois produtos. Mas existe diferença em alguns aspectos.

LEITE DE CAIXINHA

É submetido ao processo de UHT (ultra high temperature) no qual o leite é submetido a uma temperatura acima de 130 graus e depois resfriado.

Esse processo elimina bactérias patogênicas (que fazem mal a nossa saúde) mas também acaba matando as bactérias do bem (lactobacilos que são muito importantes para o nosso intestino). Esse processo de UHT faz o leite ter maior durabilidade.

Além do mais, o leite não possui conservantes, mas sim estabilizantes que possui a função de manter o produto homogêneo.

O leite de caixinha possui alta tecnologia em sua embalagem. Sendo revestida por algumas camadas (entorno de 6 – cada uma com uma função) para aumentar mais ainda a vida útil do leite. Mas continua sendo leite!

LEITE DE SAQUINHO

É apenas pasteurizado a uma temperatura de 75 graus. Esse processo elimina apenas as bactérias patogênicas, permanecendo os lactobacilos (bactérias boas ao nosso intestino).

O leite de saquinho não deve ser fervido, pois pode chegar a uma temperatura e acabar matando esses probióticos tão importantes para a microbiota intestinal 😦

ENTÃO, QUAL LEITE É MELHOR?

1- LEITE DE SAQUINHO: possui probióticos, menor vida útil, ou seja, vence mais rápido, mais natural e mais nutritivos.

2- LEITE DE CAIXINHA: não possui probióticos, a durabilidade é maior, vitaminas sintéticas são inseridas.

O mais natural é o melhor sem dúvidas, mas a escolha é muito individual e depende muito da realidade de cada pessoa.

Se você é o tipo de pessoa que vai ao mercado 1x ao mês, talvez o de caixinha seja mais interessante. Mas se você pode comprar o leite de saquinho toda semana (fresquinho), aí a escolha muda 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s