Suco é mesmo saudável?

Menu

  1. Sobre suco de frutas e recomendação máxima diária
  2. O que são vitaminas e minerais?
  3. Suco integral
  4. Suco concentrado
  5. Néctar de fruta
  6. Saiba identificar através do rótulo
  7. Cuidado com o açúcar escondido nos alimentos
  8. Pode dar suco ao bebê? Recomendação máxima diária

O suco é uma bebida extraída através dos líquidos das frutas. O mercado global de sucos feitos a partir de frutas, legumes e verduras foi estimado em US$ 154 bilhões em 2016 e deve continuar crescendo.

“O suco de frutas remove a maior parte da fibra”, diz Emma Elvin, da Diabetes UK. É por isso que, ao contrário da fruta inteira, a frutose nos sucos de frutas conta como ‘açúcares livres’ – que também incluem o mel e os açúcares adicionados aos alimentos. A OMS, a Organização Mundial de Saúde, recomenda que os adultos não consumam mais do que 30g de açúcar adicionado, o equivalente a 150ml de suco de fruta por dia.

O problema é que, após a fibra ser removida, a frutose do suco acaba absorvida mais rapidamente. Picos súbitos de açúcar no sangue fazem com que o pâncreas libere insulina para que ele volte a um nível normal. Com o tempo, esse mecanismo pode se desgastar, aumentando o risco de diabetes tipo 2. 

O que quero dizer é que, o suco pode fazer parte da sua vida, mas não substitui a fruta. Isso porque a fruta possui fibras que se perdem ao fazer o suco. As fibras são necessárias para a saúde intestinal e também contribuem para a saciedade.

Também é fácil consumir grandes quantidades de suco de fruta rapidamente, o que significa calorias extras. E quando as calorias aumentam, isso pode contribuir para o ganho de peso.

Existem inúmeras opções de sucos no mercado, por isso, é importante que saiba escolher uma opção mais saudável.

O que são vitaminas e minerais?

As vitaminas e minerais são encontradas nos alimentos de origem animal e vegetal em quantidades muito pequenas se comparadas com os carboidratos, proteínas e gorduras, mas que são essenciais para à saúde e nutrição adequada.

No Brasil, a carência nutricional é um problema de saúde pública. A vitamina A, Ferro e Iodo são as principais deficiências no Brasil.

Porém, não devemos limitar apenas às carências consideradas como problemas de saúde pública. Isso porque a população normalmente não consome a quantidade de alimentos nutritivos que deveriam para suprir suas necessidades nutricionais.

Segundo o guia alimentar Brasileiro: para alguns tipos e grupos de alimentos há muita diferença entre o que os brasileiros consomem atualmente e o que recomenda o guia. A população está consumindo menos feijão (leguminosas); o consumo de frutas, legumes e verduras é muito baixo; o consumo de alimentos gordurosos, muito açucarados, refrigerantes e sucos industrializados aumentou; o consumo de sal é alto; é comum o consumo de álcool; e também ocorreu uma redução nos níveis de atividade física, o que resultou em excesso de peso e obesidade no País.

A suplementação de vitaminas e minerais não é necessária quando o consumo de alimentos nutritivos está adequado (exceto quando há indicação individual por parte do nutricionista).

Suco Integral

O suco 100% integral é feito apenas de fruta. Sem adição de açúcares, corantes ou água. Ou seja, é um produto feito da fruta sem utilização de água para render. Mas é importante verificar se é 100% integral mesmo e se não possui conservantes. Apesar do suco ser integral, algumas marcas possui conservantes.

Escolha sempre a opção 100% integral, nessa categoria não é permitido a adição de açúcar ou outros ingredientes. As opções apresentadas não possui conservantes e os valores nutricionais podem variar de acordo com o tipo de fruta usada no preparo desses sucos.

Suco Concentrado

O suco concentrado possui a polpa da fruta em sua composição e normalmente não possui açúcar, por isso é considerado mais saudável que o néctar.

Néctar de Fruta

O néctar é feito a partir de parte da fruta, parte de água e parte de açúcar. Pela legislação Normativa N°12 de 04 de setembro de 2003, néctar representa de 30% à 50% de concentração da fruta dentro do suco. Ou seja, o restante pode ser  composto por adoçantes, corantes, conservantes ou outros aditivos, além de ser diluído em água.

Algumas marcas, por exemplo, usam suco de maçã para adoçar e baratear o néctar de outros sabores. Bebidas dessa categoria ainda podem conter conservantes e outros aditivos para durar mais tempo nas prateleiras e melhorar o sabor.

Néctar Light

Na categoria néctar light geralmente entram néctares com redução de pelo menos 25% de calorias e açúcares em relação ao produto convencional. Muitos produtos dessa categoria substituem o açúcar por adoçantes sintéticos ou naturais.

Saiba identificar através do rótulo

Quando for adquirir um produto, confira a lista de ingredientes, opte pelo produto com a menor lista, pois indica ser um produto com menos adição de aditivos e conservantes.

Outra ponto importante, a lista de ingredientes sempre está na ordem decrescente, isso significa que, o que está descrito em primeiro está em maior quantidade, ou seja, se o açúcar aparece logo no começo, quer dizer que possui mais açúcar que outra coisa… FUJA!

Dê preferência aos que não tenham açúcar nem adoçantes ou que pelo menos tenha esses ingredientes como os últimos da lista de ingredientes.

Evite produtos que contenha na lista de ingredientes palavras estranhas que geralmente não reconhecemos (benzoato de sódio, sorbato de cálcio, sorbato de potássio), representa os conservantes, na maioria das vezes.

Eles têm ação antimicrobiana, para evitar que os produtos estraguem, mas também acabam impactando as bactérias benéficas que vivem no nosso intestino (microbiota) e são imprescindíveis para a absorção dos nutrientes. Já os corantes artificiais podem causar quadros alérgicos.

Por isso, o ideal é optar pelas bebidas que tenham menos ou nenhum desses conservantes. É importante prestar atenção, muitos produtos possui inúmeros aditivos químicos, acarretando em nossa saúde, se o uso for frequente, desenvolve um processo infamatório crônico em nosso organismo, o que causa o ganho de peso, dislipidemia entre outros problemas.

Cuidado com o açúcar escondido nos alimentos

cuide com alimentos que contenha:

  • Xarope de milho.
  • Dextrose.
  • Frutose.
  • Maltose.
  • Galactose.
  • Maltodextrina.
  • Sacarose.
  • Glicose.

Muitos industrializados tem na lista de ingredientes nomes diferentes do “açúcar”, sendo açúcar do mesmo jeito, mas com um nome desconhecido.

Como o açúcar age no organismo:

Fígado: Armazena a glicose. O excesso retido é transformado em gordura, o que resulta em ganho de peso.

Pâncreas: Órgão responsável por liberar insulina, em excesso também favorece o ganho de peso.

Dentes: Bactérias se alimentam de açúcar e produzem ácido que destrói os dentes, provocando cáries.

Cérebro: Na presença do açúcar, deflagra sinais nervosos e libera serotonina, o hormônio do prazer, e causa dependência ao sabor doce.

Tenha muita atenção ao ler o rótulo dos alimentos e avalie a quantidade de açúcar presente, mesmo que tenha um nome não convencional.

Pode dar suco ao bebê?

A recomendação é que o suco entre na alimentação do bebê APÓS os 12 MESES. Mesmo depois de 1 ano, a quantidade MÁXIMA é de 120ml ao dia, priorizando sempre o consumo de frutas.

Qual o melhor suco? Aqueles feitos em casa na hora, sem coar e sem adoçar.

1 laranja dá cerca de 120ml de suco (recomendação máxima por dia após 1 ano) 

Diferença: para fazer o suco normalmente usamos 2-3 laranjas para fazer suco e o bebê toma tranquilamente esse suco feito por 3 laranjas 

As fibras se perdem ocorre: constipação, fezes ressecadas, sensação de saciedade muito menor, ocupa espaço estômago (limita consumo de outros alimentos)

Diminui aceitação da água (único líquido que deveria ser introduzido após os 6 meses)

A ingestão de suco pode fazer parte da vida do bebê maior de 1 ano, desde que não substitua a água pura ou o consumo de frutas inteiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s