5 passos para seu filho comer melhor

A introdução alimentar é a fase mais sensível para a formação do paladar. Depois, fica mais difícil introduzir alimentos novos, saudáveis.

O bebê já nasce com o paladar para o doce formado, dessa forma, devemos ensinar a comer azedo, amargo e salgado (sem sal).

Quando o bebê tem contato com alimentos doces e altamente palatáveis, seu paladar pede mais, além disso, é importante mencionar que, o bebê tem picos de insulina e quanto mais picos de insulina, mais doce irá desejar – se torna um ciclo vicioso.

Primeiros mil dias

Além da formação do paladar, a introdução alimentar é caracterizada pela programação metabólica do bebê, ou seja, de acordo com a alimentação materna durante a gestação e lactação + introdução alimentar, seu metabolismo será programado para funcionar de acordo com os alimentos recebidos.

Um bebê que recebe APENAS alimentos saudáveis, aprende a comer vegetais e seu mecanismo de fome e saciedade permanecem íntegros, fará com que seu metabolismo funcione BEM.

O contrário também é verdadeiro, quando o bebê tem contato com bolacha e alimentos industrializados, principalmente com açúcares, seu metabolismo será programado para funcionar mais lentamente. Além disso, vemos os prejuízos nutricionais quando a criança não se alimenta bem.

O que é se alimentar bem?

Se alimentar bem não está ligado à quantidade de comida ingerida, mas sim, em quais alimentos foram apresentados à esse bebê, se lhe foi dado a oportunidade de tocar, brincar, e experimentar os alimentos, além disso, uma boa Variedade Alimentar.

Não se preocupe se o seu bebê não comer quantidade X,Y,Z, mas em como você pode fazer desse momento, um momento único, prazeroso e de criação positiva com a comida.

Degraus – aceitação de alimentos

Sabemos que o bebê nem sempre aceita os alimentos, faz careta, ânsia, e cara de desaprovação. Para aceitação de novos alimentos, devemos ter um exposição de no mínimo 10 vezes, mas estudos sugerem até 25 vezes.

Isso não ocorre apenas em crianças, mas em nós adultos também. Te pergunto, existe algum alimento saudável que você não come, diz que não gosta ou que tem ânsia, não lida bem com a textura?

Pois bem, isso não é absoluto. Nosso paladar se molda através da exposição aos alimentos, quando nos permitimos apreciar aquele alimento, seja tocando ou cheirando.

A expectativa sobre o bebê é que ele coma, sendo que devemos respeitar o tempo DELE.

Aceitar significa muito mais que experimentar, mas sim, deixar o alimento fazer parte do seu campo de visão por exemplo.

Hábito alimentar têm influência genética?

A formação do hábito alimentar se dá mais ao que o bebê aprende a comer, ou seja, ela irá comer aquilo que damos à ele. É claro que um alimento mais palatável será facilmente aceito, mas isso não quer dizer que é porque a avó gostava que o bebê também gosta.

Não dê alimentos que você não quer que seu filho coma!

Não dê chocolate se você não quer que seu filho coma. Ao dar, tenha em mente que o bebê pode gostar e preferir ao invés de alimentos mais saudáveis.

Descubra se você força seu filho a comer

  • Só mais uma colher
  • Pelo menos prova isso
  • Come para ficar forte
  • Estou triste que você não quer comer
  • Prova para vovó ver que você sabe comer
  • Você só vai ganhar sobremesa se comer tudo

Ao ser pressionado, o bebê pode ter uma resposta contrária do esperado, normalmente passam a comer menos ainda, independente da idade.

Como fazer a criança aceitar melhor os alimentos?

  • Colocar o alimento novo num prato anexo ao lado do prato da criança
  • Deixar a criança se alimentar sozinha, mesmo que utilizando as mãos
  • Coloque pequenas quantidades dos alimentos
  • A criança pode utilizar o garfo e colher para facilitar na hora de pegar os alimentos…
  • Protagonismo – acolhimento – autonomia

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